Agência Panafricana de Notícias

18 mortos e 25 desaparecidos em naufrágio de barco na Guiné Conakry

Conakry, Guiné (PANA) – Dezoito pessoas morreram afogadas e 25 outras foram dadas como desaparecidas num naufrágio de navio ocorrido sexta-feira última à noite numa localidade da Guiné Marítima, soube-se junto da prefeitura marítima.

Os dezoito corpos já foram recuperados por socorristas enquanto as operações de busca continuam para encontrar os desaparecidos, de acordo com a fonte.

O acidente ocorreu sexta-feira ao início da tarde no porto de Konta, onde o barco, que transportava 61 pessoas e mercadorias, naufragou depois duma avaria de motor a que se juntou um violento vento.

O primeiro-ministro guineense, Mohamed Said Fofana, qualificou o acidente de « verdadeira tragédia nacional » enquanto vários membros do seu Governo se deslocaram ao local do sinistro.

Fofana anunciou a organização duma reunião de emergência com chefes dos cais, proprietários de barcos e as forças da ordem, para nomeadamente tomar medidas coercitivas a fim de se pôr termo a este tipo de acidente frequente nesta parte do país.

Na origem destes incidentes estão a sobrelotação de embarcações e a falta de visitas técnicas às mesmas, indicam observadores.

-0- PANA AC/JSG/MAR/DD 13out2014