17 milhões de docentes são necessários em África até 2030, diz UNESCO

Paris, França (PANA)   - A África Subsariana está confrontada com o défice de professores mais elevado, num total de 17 milhões de professores no primário e no secundário que serão necessários até  2030 , alertou a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) quarta-feira por ocasição do Dia Mundial dos Professores.

Os dados do Instituto de Estatísticas da UNESCO (ISU) indicam que a África Subsariana representa também a região cuja população  em idade escolar aumenta mais rapidamente e já tem dificuldade para responder à procura.

Mais de 70 porcento dos países da África Subsariana estão confrontados com penúrias agudas de professores no ciclo primário, e 90 porcento deles fazem face a fortes défices registados no ensino secundário, acrescentou a mesma fonte.

Uma mensagem conjunta da UNESCO, da Organização Internacional  do Trabalho (OIT),  do Fundo da ONU para a Infância (UNICEF), do Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD) e do secretário-geral  da Internacional da Educação insiste nas contribuições inestimáveis dos docentes do mundo inteiro e sublinha a necessidade  de tomar medidas urgentes.

« Os docentes contribuem não apenas para modelar o futuro de vários milhões de crianças, mas também para construir um mundo melhor para todos. Como podemos contratar novos professores e  atraí-los para a profissão de professor quando eles  são tão numerosos a ser sub-formados, sub-pagos e não são reconhecidos no seu justo valor?”, interrogaram-se os signatários desta mensagem.

Novas cifras indicam que quase 69 milhões de docentes suplementares são necessários para permitir o acesso a um ensino primário e secundário universal de qualidade até 2030, prazo fixado para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável adotados durante a Assembleia Geral da ONU no fim do ano passado.

As agências onusinas estimam que 263 milhões de crianças e de jovens continuam sem escolarização no primário e no secundário à escala mundial.

-0- PANA BM/JSG/FK/IZ 6out2016

06 Outubro 2016 16:18:59


xhtml CSS