163 Malianos regressam à casa voluntariamente da Líbia

Bamako, Mali (PANA) - Um total de 163 novos migrantes malianos residentes na Líbia acabam de regressar voluntariamente ao seu país a bordo de um avião fretado pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) e pelo Governo maliano, soube a PANA na quinta-feira, de boa fonte.

Outros voos estão previstos para este mês de abril graças ao apoio e acompanhamento do Alto conselho dos Malianos do Exterior, de IOM, da Embaixada do Mali na Líbia, para repatriar outros migrantes malianos voluntários.

"Dizemos aos nossos compatriotas malianos da Líbia, os quatro mil a cinco mil que ainda estão lá, para voltarem à casa. O o país precisa deles para a sua construção", lançou o chefe de gabinete do ministério dos Malianos do Exterior, Moussa Aliovou Koné, quando acolhia os regressados voluntários no aeroporto Modibo Keita Bamako-Senou, em Bamako.

«Nous disons à nos compatriotes maliens de Libye, les 4000 à 5000 qui y sont toujours, de revenir au bercail, le pays a besoin d’eux pour sa construction », a lancé le chef de cabinet du ministère des Maliens de l'Extérieur, venu les accueillir à l'aéroport Modibo Kéita Bamako-Sénou, Moussa Aliou Koné.

Desde janeiro de 2018, seis vôos foram organizados para repatriar 950 Malianos da Líbia,  refere-se.

O chefe da delegação maliana que acompanhou os migrantes, Bakary Doumbia, fez um apelo urgente aos jovens que ainda não saíram do país, para os dissuadir de o fazerem.

-0- PANA GT/BEH/DIM/DD 06abril2018

06 avril 2018 13:25:19


xhtml CSS