Agência Panafricana de Notícias

159 Sudaneses pedintes de asilo na Jordânia regressam à casa

Cartum, Sudão (PANA) - Cento e cinquenta e nove Sudaneses e cinco famílias, pedintes de asilo na Jordânia, chegaram a Cartum, a capital do Sudão, sexta-feira última à noite e sábado de manhã depois de chumbado o seu pedido pelas autoridades jordanas, noticiou a imprensa sudanesa.

Longe da imprensa, estes indivíduos fazem parte de centenas de outros Sudaneses que se encontram na mesma situação na Jordânia, de acordo com diários sudaneses.

A sua chegada não foi imediatamente anunciada mas o facto acabou por chamar a atenção de dois diários independentes e duma cadeia de televisão pro-governamental que a difundiram sábado em Cartum.

Segundo algumas informações, as autoridades jordanas argumentam que estes Sudaneses fingiam que recebiam cuidados médicos aquando da sua chegada mas, uma vez instalados, começaram a pedir um estatuto de refugiado no seu país.

Uma cadeia de televisão pro-governamental, Al shrooq, declarou, no seu site, que estes indivíduos firam recebidos no aeroporto de Cartum pelo secretário-geral adjunto da Autoridade Sudanesas dos Assuntos Exteriores, Abdul Rahaman Sidahemed Zainul Abdeen.

De acordo com um comunicado publicado sábado último pelo Partido do Congresso do Sudão, da oposição, há ainda maus de três mil cidadãos sudaneses na Jordânia a pedirem o estatuto de refugiado.

-0- PANA MO/VAO/AKA/IS/SOC/DD 19dez2015