153 Malianos repatriados da Líbia

Bamako, Mali (PANA)   - No total, 153 Malianos da Líbia, dos quais 121 provenientes diretamente dos campos de detenção, regressaram no fim de semana a Bamako, a bordo dum voo fretado com o apoio da Embaixada do Mali em Tripoli, soube a PANA de fonte segura.

Este grupo constitui a 10ª caravana de Malianos repatriados da Líbia desde o início do ano de 2018, ou seja um universo de mil e 400 pessoas, desde janeiro último, segundo o Ministério dos Malianos do Exterior.

Desde a sua chegada a Bamako, os novos repatriados foram conduzidos para a Cidade de Acolhimento dos Malianos do Exterior situada em Sogoniko, um bairro da capital maliana, onde eles deviam passar três dias no máximo antes de serem transportados para as suas localidades de origem, no interior do país, de acordo com a a fonte.

Segundo o chefe de Gabinete do Ministério dos Malianos do Exterior e Integração Africana, Moussa Koné, todos estes migrantes serão registados na base de dados da Organização Internacional de Migração (OIM) para a sua reintegração socioeconómica.

Para o efeito, foram elaborados projetos pela OIM para o realojamento dos mesmos mas a operação de repatriamento dos Malianos em dificuldades na Líbia vai continuar. Para tal, dois outros voos estão programados para 17 e 24 de julho corrente, informou Koné.

“Os jovens devem acreditar nas suas potencialidades. O país precisam deles. Temos hoje pelo menos 350 jovens nos centros de detenção e em várias prisões na Líbia. Chegou o momento de lhes dizer que a sua sorte está no Mali”, afirmou o responsável maliano.

-0- PANA GT/BEH/IBA/FK/DD 17julho2018

17 Julho 2018 11:32:39


xhtml CSS