Agência Panafricana de Notícias

15 mortos na dispersão de manifestantes no Cairo, diz Governo

Cairo, Egito (PANA) - O Governo egípcio anunciou a morte de 15 pessoas em confrontos quarta-feira entre manifestantes e forças da ordem na capital do país, Cairo, na sequência da decisão das autoridades governamentais de dispersar acampamentos de apoiantes do Presidente deposto, Mohammed Morsi.

Por seu turno, a Irmandade Muçulmana, confraria de Mohammed Morsi que convocou as manifestações, fixou o balanço provisório das vítimas em mais de 200 mortos.

As televisões retransmitiram em direto esta quarta-feira a operação levada cabo pelas forças da ordem com veículos buldózeres para dispersar os manifestantes na mesquita de Rabaa al-Adawiya, no leste do Cairo, e na Praça Nahda, no oeste.

Granadas lacrimogéneas foram lançadas para dispersar as dezenas de milhares de apoiantes de Morsi que reclamam pela reinstalação no poder deste último, destituído pelo Exército há mais de um mês.

O Ministério do Interior anunciou que dois polícias estavam entre as vítimas mortais, e que 35 pessoas foram detidas por posse de armas.

A Polícia mostrou armas e munições recuperadas na Praça Nahda, que, segundo o Ministério do Interior, foi "completamente limpa".

As iniciativas diplomáticas da União Europeia e dos Estados Unidos para a resolução pacífica desta crise fracassaram.

-0- PANA MA/SEG/FJG/JSG/MAR/IZ 14agosto2013