15 mil pessoas evacuadas da Líbia desde cimeira UE/UA na Côte d'Ivoire

Bruxelas, Bélgica (PANA) – Pelo menos 15 mil pessoas bloqueadas em campos ou centros de detenção na Líbia foram evacuadas desde a cimeira UE/UA de novembro último em Abidjan (Côte d’Ivoire), segundo um relatório da Comissão Europeia apresentado no Parlamento Europeu.

O documento foi apresentado quarta-feira diante de delegados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR),  da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e da União Europeia.

Entre as pessoas evacuadas, nove mil 379 regressaram aos seus países de origem, enquanto mil 334 foram transferidas através do mecanismo de "trânsito de emergência" para as pessoas mais vulneráveis.

Do total das pessoas transferidas, mil e 20 foram para o Níger, principal porta de entrada para a Líbia dos migrantes africanos através da localidade de Agadès, enquanto 312 outras foram  enviadas para Itália e 25 para França, precisa o relatório.

O documento descreve todas as ações levadas a cabo para assistir os refugiados e migrantes desde a cimeira UE/UA de Abidjan de novembro de 2017.

-0- PANA AK/IS/IBA/FK/IZ 8março2018

08 Março 2018 21:58:38


xhtml CSS