140 gendarmes e polícias congoleses partem para RCA

Brazzaville, Congo (PANA) – A Unidade da Polícia Constituída (UPC)  do Congo, composta por 140 gendarmes e polícias dos quais 16 mulheres,  deve deixar Brazzaville esta sexta-feira para garantir a substituição no seio da Missão  Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização na  República Centroafricana (MINUSCA) no período de 2016 a 2017, anunciou a imprensa local.

A cerimónia de transferência  da autoridade e  assunção do comando da UPC foi realizada em Brazzaville, sob a direção do coordenador adjunto do Grupo de Antecipação Estratégica da Força Pública, general Paul Victor Moigny, após dois meses de estágio de condicionamento operacional.

Com efeito, este estágio, cujo impacto maior é  reforçar a coesão e a disciplina do pessoal pré-selecionado de diversas unidades, visou dar-lhes  as informações, os conhecimentos e  as aptidões necessários para a boa execução da futura missão.

A formação envolveu, entre outros, o quadro organizacional e funcional das Operações de Manutenção da Paz (OMP), o local  de operações e  ambiente de vida e trabalho e o quadro de ações das unidades da Polícia em OMP.

Os estagiários foram igualmente esclarecidos sobre as normas de direitos humanos e as regras de engajamento e de comportamento aplicáveis ao mandato da MINUSCA, as técnicas apropriadas para a manutenção e o restabelecimento da ordem bem como o domínio da utilização das armas e dos materiais de dotação para a missão.

O estágio, que beneficiou da perícia do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), permitiu reforçar as capacidades de ações da futura UPC, segundo o seu coordenador,  coronel Bellarmin Ndongui.

O general Paul Victor Moigny instruiu finalmente ao comando da UPC  para  chamar de forma muito particular a atenção dos seus homens para o respeito pelas medidas de segurança individuais e coletivas, o respeito pelas regras das Nações Unidas em matéria das relações com as populações, o dever de reserva e maior contenção do estado de militar.

-0- PANA MB/JSG/IBA/FK/IZ 14julho2016

14 Julho 2016 15:23:24




xhtml CSS