126 migrantes malianos regressam à casa provenientes da Líbia

Bamako, Mali (PANA) - Cento e vinte e seis migrantes malianos regressaram sábado último da Líbia sob a égide do ministério dos Malianos do Exterior e Integração Africana, em parceria com a Organização Internacional para a Migração (OIM), soube a PANA segunda-feira de fonte oficial em Bamako.

O Governo interveio para trazer de volta estes cidadãos, dos quais 123 libertos dos centros de detenção na Líbia, no quadro da sua missão de assistência aos Malianos em situação de perigo naquele país.

Os migrantes malianos, incluindo 11 mulheres e várias crianças, foram acolhidos à sua chegada pelo chefe de gabinete do ministro dos Malianos do Exterior e Integração Africana, Moussa Aliou Koné, na presença de responsáveis da OIM e de outras estruturas envolvidas na  problemática migratória.

Este regresso de migrantes malianos da Líbia, o oitavo desde janeiro de 2018, enquadra-se no projeto de proteção e de reintegração dos mesmos e do seu regresso ao país, financiado a com vários biliões de francos CFA pelo Fundo Fiducial da União Europeia (UE) e implementado pela OIM e pelo Governo maliano.

Desde o lançamento do projeto em maio de 2017, o Governo maliano e a OIM facilitaram o regresso voluntário de sete mil e 307 migrantes malianos, dos quais mil e 222 desde janeiro de 2018.

A OIM e seus parceiros já começaram o processo de reintegração de mil e 794 pessoas em Bamako, Kayes (oeste) e Koulikoro (nordeste), refere-se.

-0- PANA GT/JSG/NAR/DD 25junho2018

25 Junho 2018 13:55:26


xhtml CSS