Agência Panafricana de Notícias

126 migrantes ilegais socorridos por guardas costeiros ao largo das costas líbias

Tripoli, Líbia (PANA) - Cento e 26 emigrantes ilegais, dos quais mulheres e crianças de nacionalidades africanas, foram socorridos sábado a 10 milhas de Tripoli por um navio patrulheiro de guardas costeiros dependente da Marinha líbia, o porta-voz desta entidade, o general

Uma patrulha dos guardas costeiros na base naval de Tripoli descobriu dois barcos a dez milhas de Tripoli e um dos quais começou a ser invadido por águas, o que obrigou os ocupantes a evacuarem a embarcação recorrendo revelou o general de Brigada Ayoub Gacem, porta-voz da Marinha, precisando que um dos navios começou a ser invadido pelas águas, o que obrigou os seus ocupantes a evacuá-lo embarcando no navio patrulheiro.

O segundo navio foi rebocado para a base naval de Tripoli onde recebeu uma ajuda humanitária para os passageiros socorridos.

País ao mesmo tempo de trânsito e de acolhimento dos emigrantes, a Líbia partilha fronteiras comuns com seis países subsarianos, fazendo por isso face a ondas de candidatos à emigração que transitam pelo seu território.

Este fenómeno cria-lhe enormes problemas devido ao caos de segurança e à ausência de órgãos de segurança capazes de conter estes fluxos migratórios.

-0- PANA BY/BEH/IBA/MAR/DD 08maio2017