Agência Panafricana de Notícias

12 soldados mortos em ataque terrorista no Níger

Niamey, Níger (PANA) - Doze soldados nigerinos morreram e oito outros ficaram feridos num ataque terrorista ocorrido, em Bilabrin (Diffa), na noite de terça-feira 29 a quarta-feira 30 de outubro de 2019, indica um comunicado do Ministério nigerino da Defesa.

Segundo este comunicado, vários mortos e feridos foram igualmente registados nas fileiras do inimigo.

A posição militar de Bilabrin foi atacada por elementos armados ainda não identificados, pertencentes, muito provavelmente, ao grupo terrorista Boko Haram.

"Foram lançadas operações de patrulha e de perseguição, em que participam os nossos parceiros da Força Multinacional Mista (FMM), para perseguir e neutralizar os elementos que perpetraram o ataque e se dirigiram para o Lago Tchad”, sublinha o comunicado.

"Nesta dolorosa circunstância, o ministro da Defesa Nacional, em nome do Presidente da República, do Governo, do povo nigerino e no seu próprio, apresenta as suas condolências às famílias dos desaparecidos e deseja rápidas melhoras aos feridos”, acrescenta a nota.

Elementos da seita islâmica Boko Haram estavam há algumas semanas nas ilhas nigerinas do Lago Tchad, e foram registados vários raptos contra resgate, nos últimos tempos, na zona de Diffa, em pleno estado de emergência.

O edil do distrito de Kabélawa e a sua esposa estão entre os últimos raptados por elementos de Boko Haram.

A localidade de Bilabirin, na região de Diffa, a bordo do Lago Tchad, é regularmente visada pelos ataques da seita Boko Haram que atua na zona há mais de cinco anos.

-0- PANA SA/TBM/SOC/MAR/IZ 1nov2019