12 novos mortos em inundações no Malawi

Blantyre, Malawi (PANA) - Doze pessoas morreram no Malawi depois de arrastadas pelas águas de inundações, soube a PANA esta quinta-feira de fonte segura.

Pelo menos, oito dentre elas faleceram no distrito de Mulanje, situado a cerca de 100 quilómetros de Blantyre, a capital económica do país, confirmou um administrador do distrito, sublinhando que uma terá perdido a vida no desabamento de uma casa.

"Choveu na semana passada e torrentes provenientes da montanha de Mulanje caíram sobre aldeias arrastando, na sua passagem, pessoas,  gado, colheitas e casas. Infelizmente, oito pessoas não sobreviveram a esta catástrofe", segundo um oficial encarregue da planificação do distrito de Mulanje, Grey Mkwanda.

De acordo ainda com Mkwanda, centenas de famílias terão perdido seus abrigos depois destas indundações. As pessoas fugiram para procurar refúgio em escolas e igrejas situadas em terrenos mais elevados, pois não há espaços suficientes.

Além disso, três pessoas perderam a vida no bairro Chilobwe, de alta densidade, na localidade de Blantyre, quando as suas casas foram destruídas pelas águas. Um professor e seu filho morreram infelizmente, declarou Allan Ngumuya, deputado do distrito, durante uma visita.

A Polícia estava à procura de duas crianças que desapareceram depois das inundações ocorridas na localidade de Chibobwe, segundo a porta-voz da Polícia, Elizabeth Divala.

Um deputado, Ngumuya, afirmou que as enxurradas danificaram residências inteiras e que, assim sendo, não acredita que haja mais casas nestes lugares.

Os mortos de Mulanje e de Bmantyre elevam o número total de vítimas das inundações a 21.

Por outro lado, o Vice-Presidente do Malawi, Saulos Chilima, e outros membros do Governo bem como jornalistas renunciaram a uma digressão para irem constatar prejuízos no vale Lower Shire, uma zona sujeita a inundações, pois o helicóptero que lá os levaria não pôde descolar devido a um mau tempo atmosférico.

-0- PANA RT/SEG/NFB/JSG/MAR/DD 15jan2015

15 Janeiro 2015 12:21:19


xhtml CSS