12 novos bolseiros malianos vão estudar à França

Bamako- Mali (PANA) -- Doze novos bolseiros malianos vão estudar este ano à França, soube a PANA junto do ministério maliano dos Ensinos Superiores e Pesquisa Científica.
Os 12 estudantes, que concluíram em Junho último o ensino medio, na seção das ciências, beneficiaram de "bolsas de excelência" concedidas pela França, de acordo com a fonte.
A concessão, anualmente, destas bolsas de estudo aos melhores alunos desta categoria inscreve-se no quadro dum programa intitulado "300 jovens quadros para a excelência".
Promovido pelos Governos maliano e francês para apoiar a cultura de excelência, este programa permitiu, desde o seu lançamento em 1999, a 162 jovens malianos fazerem o ensino superior na França, de acordo com a fonte.
Os candidatos a estas facilidades devem ter entre 14 e 17 anos de idade e obter a menção "muito bom" ou "bom" no fim dos estudos secundários, devendo também se submeter a um exame seletivo, indicou o Governo maliano.
Além disso, acrescentou a fonte, eles devem finalmente assinar um contrato de regresso ao seu país no termo dos estudos e servir o Estado do Mali durante 10 anos.

06 Setembro 2010 19:53:00


xhtml CSS