11 pessoas internadas por intoxicação alimentar no sul de Moçambique

Maputo, Moçambique (PANA) - Onze pessoas das mais de 150 observadas pelas autoridades sanitárias no Hospital Distrital de Inharrime, em Inhambane, sul de Moçambique, estão internadas supostamente vítimas de intoxicação alimentar.

Segundo dados avançados pela Rádio Moçambique, a intoxicação aconteceu no domingo, na zona de Midjoot, onde os doentes terão sido intoxicados após consumirem carne e maheu (bebida de fabrico caseiro), numa cerimónia tradicional.

Ao todo, as autoridades de Saúde em Inharrime atenderam 156 pessoas que se queixaram de dores de estômago, vómitos e diarreias, sendo que deste número 11 estavam numa situação considerada grave, tendo por isso sido evacuadas para o hospital distrital.

Não se sabe ao certo o que terá provocado esta situação, mas os doentes internados disseram, no leito hospitalar, que tudo partiu da carne e maheu que consumiram durante a cerimónia tradicional.

O enfermeiro em serviço no Hospital Distrital de Inharrime disse que o estado clínico dos doentes tende a melhorar.

O diretor de Saúde em Inharrime, Alberto Laite, referiu que foram já colhidas amostras que serão enviadas aos laboratórios provincial e nacional para se apurar as causas do problema.

-0- PANA AIM/IZ 28abril2015

28 Abril 2015 16:13:30


xhtml CSS