Agência Panafricana de Notícias

106 agentes de saúde em quarentena devido ao Covid-19 em Cotonou

Cotonou, Benin (PANA) – Cento e seis agentes do Centro Hospitalar e Universitário da "Mãe  e Criança Lagune (CHUMEL) em Cotonou estão em quarentena após um dos seus colegas ter sido testado positivo, há dias, para o Covid-19 (coronavírus), anunciou o site Internet do Governo beninense.

"Há alguns dias, um membro do pessoal  sanitário do Centro Hospitalar e Universitário da "Mãe e Criança Lagune (CHUMEL) em Cotonou foi infetado pelo Covid-19, 106 outras pessoas, todos membros do pessoal, tiveram de ser postas de quarentena", informa o site, após uma visita do ministro da Saúde ao centro para reforçar o moral da equipa.

"É um compromisso, um sacerdócio. Queira Deus que nenhum de nós caia no combate. Gostaria de insistir mais uma vez no nosso papel como profissionais de saúde. Como agentes de saúde, devemos ser sempre exemplares. Felizmente, o nosso colega está  bem. Isto teria sido mais grave. Mas ela foi tratada muito cedo e agora não há problema", regozijou-se o governante.

O Benin confirmou a 16 de março último o seu primeiro caso de infeção pelo Covid-19, ligado a um Burkinabe de 49 anos de idade que já tinha passado algum tempo na Bélgica e no seu país de origem.

Até a esta data, o país tem um total de 35 casos confirmados, cinco curados, 29 em tratamento e uma morte.

Dos 35 casos infetados no Benin, 32 vieram do estrangeiro e três casos nativos (infetados por casos importados). Das mil 138 pessoas em quarentena ou autoisolamento despitadas, mil 115 pessoas tiveram altas graças a resultados negativos dos seus testes, indica-se no local.

A fim de limitar a propagação do coronavírus, o Governo decidiu proceder ao rastreio sistemático de todas as pessoas em quarentena ou autoisolamento.

-0- PANA IT/DIM/DD 14abril2020