10 por cento de medicamentos são falsos na Nigéria - responsável nigeriana

Lagos- Nigéria (PANA) -- A directora da Agência Nacional da Nigéria para a Administração e Controlo dos Alimentos e Medicamentos (NAFDAC), Dora Akunyili, declarou no fim-de-semana passado que 10 por cento dos medicamentos disponíveis no país são ora falsos ora falsificados.
"A Nigéria envidou muitos esforços no domínio da luta contra o fabrico e a importação dos medicamentos falsos no país, mas estamos muito longe de termos alcançado o nível tolerável", afirmou em Nanka, no sudeste do país, a responsável nigeriana.
Há vários anos, cerca de 70 por cento dos medicamentos em circulação no país eram considerados como falsos ou falsificados.
"Não só pressionamos estes reles indivíduos (os fabricantes) mas fomos até buscar o rasto dos seus colaboradores internacionais, até aos alegados sítios de fabrico onde decobrimos que a maioria dos fabricantes operavam a partir dos apartamentos de hotéis e de prédios em construção na Índia, no Paquistão e noutras partes do mundo", revelou Akunyuli.
A responsável da NAFDAC sobreviveu a várias tentativas de assassinato imputadas aos pilares do tráfico de medicamentos falsos.

21 Agosto 2006 19:06:00


xhtml CSS