Agência Panafricana de Notícias

10 empresas privadas investem mais de 220 milhões no Congo

Brazzaville, Congo (PANA)  - Dez empresas privadas com licenças do Estado congolês projetam investir  120 biliões 477 milhões de francos CFA (220 milhões 241 mil dólares americanos), no Congo, anunciou  segunda-feira fonte autorizada, em Brazzaville.

De acordo com o presidente da Comissão Nacional de Investimentos (CNI), Jean Raymond Dirat, os investimentos pretendidos deverão permitir criar 550 empregos diretos.

"Neste período em que todos os indicadores económicos estão vermelhos, 10 empresas solicitaram para investir no país. Estas empresas pretendem investir um total de 120 biliões 477 milhões de francos CFA", afirmou.

As empresas candidatas vão investir em diversos serviços potenciadoras de crescimento, como a indústria, a agroindústria, as  telecomunicações, a contrução e obras públicas, a agricultura, os transportes e os serviços, entre outros.

Tendo adquirido as suas licenças, estas empresas vão beneficiar de  alívios fiscais por parte do Estado congolês, tal como previsto na carta de investimentos, acrecentou o presidente da CNI.

As vantagens garantidas envolvem a redução dos direitos aduaneiros, do imposto sobre o lucro e  vários outros privilégios fiscais.

Em contrapartida, estas empresas privadas têm a obrigação de recrutar prioritariamente o pessoal congolês e inscrevê-lo na Segurança Social.

Em conformidade com a carta de investimentos, as empresas deverão transformar a sua matéria-prima no território congolês, a fim de contribuir para a diversificação da economia nacional.

A Comissão Nacional de Investimentos representa um órgão de execução da política do Governo em matéria  de promoção dos investimentos

Tem cerca de 20 membros permanentes, provenientes de diversas administrações e instituições.

A missão principal da Comissão Nacional de Investimentos é examinar os pedidos de licenças solicitados pelas empresas com vista a atribuir àquelas que cumprirem os critérios vantagens particulares previstas na carta de investimentos.

-0- PANA MB/JSG/FK/IZ 01set2020