10 chefes de Estado africanos na Cimeira sobre TIC em Kigali

Kigali- Ruanda (PANA) -- Pelo menos 10 chefes de Estado africanos participarão na Cimeira Internacional sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) prevista para 29 e 30 de Outubro em Kigali, soube a PANA segunda-feira de fonte oficial na capital ruandesa.
"Dez chefes de Estado africanos já confirmaram a sua participação neste encontro" denominado "Conectar África", declarou à imprensa o secretário de Estado ruandês para a Energia e Tecnologias da Informação e Comunicação, Albert Butare.
Entre os líderes africanos que confirmaram a sua participação na cimeira de Kigali, figuram o Senegalês Abdoulaye Wade, o Ganense John Kufuor, o Maliano Amadou Toumani Touré, o Malawí Bingu Wa Mutharika, o Ugandês, Yoweri Museveni, o Tanzaniano Jakaya Kiwkwete, o Djibutiano Ismail Omar Guelleh, o Burkinabe Blaise Compaoré, o Burundês Pierre Nkurunziza, o Gambiano Yahya Jammeh, e o Vice- Presidente das ilhas Comores, Idi Nidhom.
"Outros participantes de renome que tomarão parte nesta reunião serão compostos por representantes de grandes empresas internacionais de telecomunicação", indicou Butare.
A Cimeira Internacional de Kigali sobre TIC é organizada pela Aliança Mundial para as Tecnologias da Informação e Comunicação ao Serviço do Desenvolvimento (UNGAID), pela União Internacional das Telecomunicações (UIT), sediada em Genebra na Suíça, pela União Africana (UA) e pelo Grupo do Banco Mundial (BM).
"O objectivo desta cimeira será examinar as vias e os meios para mobilizar mais recursos humanos, financeiros e técnicos do mundo inteiro com vista a apoiar o crescimento económico, o emprego e o desenvolvimento no continente africano", declarou o ministro ruandês da Energia, que falava em conferência de imprensa em Kigali.
"As TIC constituem um instrumento que permite criar riqueza e crescimento económico sustentável", sublinhou o governante ruandês.

22 Outubro 2007 10:30:00


xhtml CSS