Ivoirienses chamados à moderação para facilitar solução pacífica para crise pós-eleitoral

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, convidou os Ivoirienses a demostrarem paciência e moderação para permitir aos esforços em curso do Painel de Chefe de Estado instaurado pela União Africana (UA) sobre a crise na Côte d’Ivoire dar frutos.

Num comunicado transmitido à PANA em Nova Iorque, Ban Ki-moon convidou igualmente todas as partes ivoiriense em conflito a cooperarem inteiramente com o Painel e criarem um ambiente político seguro e favorável ao sucesso da sua missão.

"O Secretário-Geral está preocupado pela persistência da violência e pelas manifestações programadas suscetíveis de aumentar a tensão e assombrar as perspetivas duma saída de crise rápida e pacífica", sublinhou o comunicado.


O SG lançou igualmente um apelo a favor duma cessação imediata de atos de violência contra a população civil e duma moderação durante manifestações programadas.

Ele lançou igualmente um apelo a favor da cessação de entraves à missão da ONU na Côte d’Ivoire e o levantamento do bloqueio do Hotel de Golf (onde se refugiou Alassane Ouattara proclamado vencedor das presidenciais de 28 de novembro úiltimo pela Comissão Eleitoral Independente (CEI) , acrescentou o comunicado.

O Presidente ivoiriense cessante, Laurent Gbagbo, e  Alassane Ouattara reivindicam cada a vitória do escrutínio presidencial de 28 de novembro último.

-0- PANA AA/MA/LSA/TBM/SOC/MAR/DD 18fev2011

18 Fevereiro 2011 19:40:24




xhtml CSS