RD Congo elogiada por preparativos da 14ª Cimeira da Francofonia de 2012

Kinshasa, RD Congo (PANA) – O secretário-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF), Abdou Diouf, congratulou-se com os progressos importantes realizados pelo Governo da República Democrática do Congo (RDC) no quadro dos preparativos da 14ª Cimeira da Francofonia prevista em Kinshasa para outubro de 2012.

« Consideramos que se a tendência for mantida, vamos para uma grande e linda cimeira neste país que é o maior Estado francófono em África e o segundo maior país francófono no mundo », declarou Diouf  no termo duma reunião quinta-feira em Kinshasa com o chefe de Estado congolês, Joseph Kabila Kabange.

O tambem ex-cehefe de Estado senegalês (de 1981 a 2000) saudou igualmente os esforços realizados pela RD Congo e pelos seus dirigentes a favor da promoção e do desenvolviemnto da língua francesa bem como os valores relativos à promoção desta língua, designadamente os direitos humanos, o Estado de direito, a democracia e o respeito pelas liberdades.

« Estamos aqui num país que ilustra perfeitamente o que a Francofonia quer ser, o que ela é e o que ela será cada vez mais: uma organização baseada em normas, valores e princípios  respeitados por todos », indicou Diouf.

-0- PANA KON/TBM/SOC/MAR/DD 08julho2011

08 Julho 2011 16:09:42




xhtml CSS