Agência Panafricana de Notícias

Previdência Social cria Fundo de Investimento Africano

Brazzaville, Congo (PANA) – Os diretores-gerais dos Fundos de Segurança Social dos países-membros da Conferência Interafricana da Previdência Social (CIPRES) comprometeram-se a criar um Fundo de Investimento Africano (FIA), com um capital de pelo menos 300 milhões de francos CFA.

A iniciativa foi anunciada no termo de um encontro decorrido de 27 a 28 de janeiro deste ano em Brazzaville, a capital congolesa.

Segundo o secretário executivo da CIPRES, Innocent Mackoumbou Mballoula, este Fundo vai permitir criar novas propostas para realizar missões de segurança social através do aumento e da segurança dos produtos financeiros.

Vai permitir igualmente aos organismos da zona CIPRES serem atores importantes do sistema financeiro enquanto investidores institucionais de primeira ordem.

"O nosso desejo é que esta nova instituição financeira seja criada o mais cedo possível, com um capital de pelo menos 300 milhões de francos CFA. Ela terá como missão a curto prazo criar a 'Sécu banque', para exercer as atividades relativas às operações de crédito e receber do público depósitos de fundos à vista e a prazo", indicou Mackoumbou Mballoula.

O secretário executivo da CIPRES assegurou que, além do banco, uma companhia de seguro e/ou resseguro poderá ser criada com vista a diversificar as atividades do FIA, financiar os grandes projetos de infraestruturas, as grandes obras de interesse geral tal como as estradas, as barragens, a telecomunicação e sobretudo os projetos sociais como escolas, universidades, hospitais, entre outros.

"Se conseguirmos este projeto, este esta instituição poderá tornar-se a prazo numa nova força importante para o desenvolvimento económico dos nossos países emergentes como fortes aliados potenciais face ao importante desafio da construção das infraestruturas", precisou Mackoumbou Mballoula.

Por sua vez, o ministro congolês do Trabalho e Segurança Social, Florent Ntsiba, que felicitou a iniciativa da CIPRES, garantiu que o Congo criará as condições requeridas para acolher a sede da instituição.

A Conferência Interafricana de Previdência Social é um órgão regulador dos Fundos de Segurança Social, criada em 1993 e integra 15 países-membros.

-0- PANA MB/JSG/CJB/IZ 30jan2016