Agência Panafricana de Notícias

Nações Unidas lançam campanha contra violência feita a mulheres na RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA)  - A Organização das Nações Unidas para as Mulheres (ONU/Mulheres) lançou, quarta-feira, uma campanha de 16 dias de ativismo contra violências feitas às mulheres na Republica Democrática do Congo (RDC), soube a PANA de fonte oficial no local.

A operação foi lançada pela representante da ONU/Mulheres na RD Congo, Awa Ndiaye Seck em conferência de imprensa em Kinshasa.

"Trata-se de todas as formas de violência com base no sexo, sejam elas física, como  pancadas, psicológica, como o asséduo sexual, a violação, ou institucional, como a negação de herança”, precisou a responsável. 

"Às vezes, as vítimas não estão mesmo conscientes de que elas sofrem de graves atos de violência, pois foi sempre assim. Estes atos afetam infelizmente mulheres de todas as classes sociais e em todas as províncias, nas cidades e nas zonas rurais”, frisou.

De acordo com Awa Seck, mais de 40 atividades relativas aos 16 dias de ativismo foram anunciadas por organizações da sociedade civil, por Organizações Não Governamentais (ONG), pela ONU/Mulheres bem como por outras agências, entre outros, para informar sobre este flagelo.

A maioria dos casos de violência feita às mulheres  foram denunciadas em Kinshasa e no leste da RD Congo, indicou a responsável onusina, afirmando que estes dados são ao mesmo encorajadores e alarmantes.

Defendeu que há cada vez mais pessoas que ganham coragem ao denunciarem atos de violência, mesmo se as cifras dadas sobre estes casos não correspondem aos casos reais de violência de que são vítimas mulheres e raparigas.”

Deplorou a atitude da maioria das vítimas que não ousam ainda denunciar seus agressores.

Mencionou igualmente um aumento de 28 por cento dos casos de violência contra as mulheres, registados entre o primeiro e o segundo trimestres de 2020.

Esta campanha, que decorrer sob o lema "Financiem, Intervenham, Previnam  e Recolham" vai realizar-se de 25 de novembro a 10 de dezembro de 2020, avisou Awa Ndiaye Seck.

-0- PANA KON/JSG/FK/DD 26nov2020