Governo ivoiriense adverte contra violência dirigida a partidos políticos

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - O Ministério ivoiriense do Interior e da Segurança alertou contra o uso da violência contra os partidos políticos, na sequência da pilhagem, segunda-feira, por pessoas não identificadas, da sede provisória da Frente Popular ivoiriense (FPI), principal força da oposição.

Num comunicado divulgado terça-feira, o ministro do Interior e da Segurança, Hamed Bakayoko, condenou fortemente o ato, recordando a obrigação de todos os cidadãos respeitarem estritamente os locais, os bens e as atividades dos partidos políticos, bem como a integridade física dos seus militantes, seus animadores e seus líderes.

O comunicado sublinha que a consolidação da democracia ivoiriense passa necessariamente pela consagração das liberdades individuais e das liberdades políticas.

Uma investigação foi aberta pelos serviços de segurança para determinar os autores para que  possam responder nos termos da lei.

De acordo com vários testemunhos relatados pela imprensa ivoiriense, cerca de 20 pessoas munidas de objetos diversos assaltaram, por volta das 13 horas locais, as instalações da sede provisória da FPI, onde saquearam os mobiliários de escritório, levaram consigo equipamento  informático e fizeram três feridos ligeiros entre o pessoal presente no momento do assalto.

-0- PANA BAL/DIM/IZ 03set2014

03 Setembro 2014 14:37:47


xhtml CSS