Acordo de cessar-fogo assinado em Tripoli sob égide da ONU

Tripoli, Líbia (PANA) - Um acordo de cessar-fogo acaba de ser assinado em Zaouia, a 55 quilómetros de Tripoli, sob a égide da Missão de Apoio das Nações unidas na Líbia (MANUL), indica um comunicado oficial a que a PANA teve acesso.

O acordo concluído durante uma reunião ocorrida terça-feira última em Zaouia, pôs termo às hostilidades em Tripoli, lê-se no texto.

O convénio recomenda aos beligerantes líbios para não porem em perigo os civis e respeitarem os direitos humanos com previsto na legislação nacional e internacional, bem como preservarem a inviolabilidade de todos os bens púbicos e privados, indica o comunicado.

O documento exigidos ainda dos protagonistas da crise líbia reabrirem o Aeroporto de Maitiga, subúrbio de Tripoli e de todas estradas conducentes a ele, e absterem-se de qualquer ação suscetível de levar a confrontos armados.

A reunião de terça-feira foi consagrada à evolução da situação na cidade capital líbia nos últimos dias, declarou o enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) na Líbia, Ghassan Salamé, quando presidia à abertura deste fórum.

Tomando a palavra na ocasião, Salamé afirmou que o encontro visa "começar a criar um quadro apropriado para resolver os problemas" líbios mais "não todos os problemas de segurança" na cidade capital da Líbia.

Presenciaram o ato delegados das Nações Unidas, de representantes do Conselho Presidencial líbio, de oficiais militares e dirigentes de diferentes grupos armados que imperam dentro da cidade de Tripoli e nos arredores.

-0- PANA BY/BEH/SOC/DD 05set2018

05 september 2018 13:03:46


xhtml CSS