Álbum póstumo de Cesária Évora lançado em Paris

Praia, Cabo Verde (PANA) – Um álbum póstumo da cantora cabo-verdiana Cesária Évora, falecida a 17 de dezembro passado, contendo temas inéditos será lançado esta segunda-feira em Paris (França), soube a PANA de fonte da editora Lusáfrica.

Intitulado “Mãe Carinhosa”, o álbum é o último disco gravado em estúdio da mais internacional cantora cabo-verdiana, que teve 20 anos de carreira.

Fonte da Lusáfrica afirmou que o álbum, composto por 13 faixas, "traz clássicos do repertório do arquipélago, assim como novos temas - mornas comoventes e coladeiras elegantes - espreitando a América Latina e a atmosfera intemporal dos piano-bar em todos os portos do mundo”.

A produtora de Cesária Évora garante ainda que o CD foi gravado “como todos os outros, com a mesma paixão e vontade.”

Muitos dos temas do álbum foram escritos por compositores "veteranos" da música cabo-verdiana como B.Leza (“Dor di Sodade” e “Talvez”), Manuel de Novas (“Cmê Catchôrr”), Epifania (Tututa) Évora (com o tema de abertura do álbum - “Sentimento”), Gregório Gonçalves e Frank Cavaquinho.

Igualmente figuram neste trabalho discográfico composições da nova geração de músicos cabo-verdianos como Teófilo Chantre, com o tema “Mãe Carinhosa” que dá o nome ao disco, Jon Luz, com “Emigue Ingrote”, Nando da Cruz, com “Esperança” e “Tchon de França.

Cesária Évora morreu, aos 70 anos, no Hospital Baptista de Sousa, na sua ilha natal de São Vicente após uma brilhante e surpreendente carreira musical que a levou a atuar nos principais palcos do mundo.

Ao longo da sua carreira, além das inúmeras digressões e atuações em televisões, gravou 24 álbuns, um DVD, "Live in Paris", e registou dezenas de colaborações em discos.

-0- PANA CS/TON 04mar2013

04 Março 2013 12:50:20


xhtml CSS