África do Sul eleito presidente do Grupo de Fornecedores Nucleares

Joanesburgo- África do Sul (PANA) -- A África do Sul foi eleita presidente do Grupo de Fornecedores Nucleares para 2007-2008, durante uma reunião consultiva organizada quinta-feira em Viena, na Aústria, soube-se sexta-feira de fonte diplomática.
De acordo com um comunicado do Ministério sul-africano dos Negócios Estrangeiros publicado depois da eleição em Joanesburgo, a próxima sessão plenária do Grupo será organizada na África do Sul em 2007.
A África do Sul, que sucede ao Brasil, foi representada nesta reunião decorrida na capital austríaca pelo seu embaixador Abdul Minty.
"A África do Sul saúda a confiança nela depositada por todos os membros do Grupo de Fornecedores Nucleares, em reconhecimento da sua adesão à não proliferação e ao desarmamento do país", acrescentou o comunicado.
O Grupo dos Fornecedores Nucleares, estabelecido em 1975, inclui 45 países do mundo considerados como fornecedores de material nuclear.
O seu objectivo é fazer com que as transferências nucleares para fins pacíficos não sejam desviadas para actividades nucleares inseguras e não protegidas ou para o fabrico de armas nucleares.

13 Outubro 2006 18:55:00


xhtml CSS