Ópera sobre Nelson Mandela na África do Sul

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – Seis meses após a morte do ex-Presidente sul-africano, Nelson Mandela, a Ópera Africana de Madiba (Madiba The Africana Ópera) será apresentada quinta-feira no State Theatre de Pretória, a capital sul-africana.

De acordo com um sobrinho-neto de Mandela, Unathi Mtirara, que é igualmente o diretor da Ópera da África do Sul, existem vários aspetos da vida de Mandela deixados de lado, nomeadamente narrações pessoais e muito pouco conhecidas que serão contadas durante o evento.

São narrações que constituem a espinha dorsal da produção que será apresentada até 1 de junho próximo.

Ao rejeitar a etiqueta de « santo », que pareceu como um sinónimo de Mandela, Mtirara apresenta-o como sendo um homem não perfeito mas que foi, na realidade, uma fonte de inspiração moral.

Mtirara indicou que o público vai ver o homem, atrás da capa de santidade, o homem que roubou legumes e vacas e que teve uma educação diferente da de milhares de outros jovens em zonas  rurais.

O público vai ver como a família de Mandela perdeu o seu assento do poder devido por causa do seu pai, chefe Gadla Mphakanyiswa, que se recusara a comparecer diante dum magistrado branco.

A música da ópera foi composta por Sibusiso Njeza e pelo chefe de orquestra, Kutlwano Masote.

Após a sua apresentação em Pretória, a ópera será encenada no Museu Nelson Mandela de Qunu, a 18 de julho próximo, para marcar a data de aniversário de Mandela.

Em 2015, a produção efetuará um périplo europeu, anunciou Mtirara.

-0- PANA CU/SEG/MTA/TBM/FK/DD  22maio2014

22 mai 2014 10:37:24




xhtml CSS