Água e eletricidade prioritárias em orçamento de Governo botswanês

Gaborone, Botswana (PANA) – O Governo botswanês prometeu aumentar os recursos para a execução dos projetos de água e de eletricidade no ano orçamental 2016-2017, no quadro dos seus esforços visando apoiar a economia nacional.

Ao apresentar segunda-feira última o seu orçamento, o ministro das Finanças, Kenneth Mathambo, sublinhou a importância da água e da eletricidade que não devem ser descuradas   por serem, a seu ver, fatores essenciais nas atividades económicas.

"Este país está confrontado com penúrias de água e de eletricidade, respetivamente provocadas pela seca e por persistentes problemas técnicos ligados à distribuição energética. A penúria de tais produtos chaves não incomodam apenas as populações mas minam igualmente o crescimento económico, prejudicando seriamente as atividades económicas”, alertou o governante.

Apesar dos problemas energéticos, o responsável deu a garantia de que o Governo continua  determinado a melhorar  o acesso à eletricidade num país com uma eletrificação acrescida projetada a favor de várias aldeias graças a um programa de eletrificação rural.

"Neste sentido, a extensão da rede está em curso de realização em 24 aldeias. O programa de eletrificação solar está igualmente em curso de execução em escolas públicas e em instalações conexas distantes da rede elétrica nacional”, declarou.

-0- PANA DRW/AR/ASA/TBM/SOC/FK/DD 2fev2016

02 Fevereiro 2016 11:55:33




xhtml CSS