África do Sul prepara-se para enfrentar ciclone tropical

Cidade de Cabo, África do Sul (PANA) - A África do Sul prepara-se para enfrentar um ciclone tropical, designado Dineo, que já fez sete mortos e destruiu milhares de casas em Moçambique, soube-se de fonte segura.

A tempestade atravessa atualmente o norte da África do Sul e do Zimbabwe, tendo já abalado o sul de Moçambique quarta-feira à tarde.

Enquanto diminui a sua intensidade, o serviço meteorológico sul-africano adverte dos ventos de grande velocidade, de mais de 50 quilómetros/hora, e de "chuvas torrenciais" durante o fim de semana.

Três províncias da África do Sul, designadamente Mpumalanga, Limpopo e KwaZulu Natal, estão vulneráveis a esta intempérie mas parques nacionais sul-africanos encerraram temporariamente estradas e campos isolados no célebre parque nacional Kruger que avizinha Moçambique.

AAliança Democrática (DA), principal partido da oposição, exortou o Governo a velar para que um plano claro de gestão das catástrofe seja elaborado para reduzir o impacto desta catástrofe natural nas famílias mais vulneráveis.

"O Governo, suficientemente avisado para se preparar corretamente para Dineo, deve fazer com que todas as precauções necessárias sejam tomadas e que planos eficazes estejam implementados no local para proteger populações suscetíveis de ser flageladas", alertou um deputado da DA, Thmas Hadebe.

-0- PANA CU/VAO/MTA/BEH/MAR/DD 18fev2017

18 Fevereiro 2017 16:29:52


xhtml CSS