África do Sul prepara 95º aniversário de Nelson Mandela

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - A África do Sul prepara-se para celebrar quinta-feira próxima o 95º aniversário de Nelson Mandela atualmente internado num hospital de Pretória.

Manifestações especiais serão organizadas por todo o país e no mundo para celebrar esta jornada.

A equipa sul-africana da Primeira Liga de Futebol "Supersport" deu o arranque das celebrações, domingo, dedicando a Nelson Mnadela a sua vitória por 2-0 diante do clube inglês de Manchester City.

"Para nós, tratava-se de jogar para o homem maior do mundo que a terra já conheceu. Quero dizer Nelson Mandela", declarou à imprensa o treinador do Supersport, Cavin Johnson.

O antigo Presidente Thabo Mbeki deu igualmente a esperança aos Sul-africanos no fim de semana, anunciando que Mandela, que está a ser tratado por uma infeção pulmonar, "poderá sair (do hospital) brevemente".

De igual modo, o Centro Memorial Nelson Mandela lançou as atividades comemorativas do aniversário de Mandela com uma visita, domingo, à escola Bertrams Junior de Joanesburgo.

Sello Hatang, diretor-geral do centro, convidou igualmente todos os Sul-Africanos a manter vivo o espírito altruísta de Mandela.

"O presente que se lhe pode oferecer é educar as crianças e melhorar a qualidade do ensino, permitir às crianças aceder à educação de que necessitam", disse Hatang.

O Presidente Jacob Zuma marcará o Dia de Mandela pela entrega oficial de casas a uma comunidade branca pobre de Pretória.

O tema para o Dia Internacional Nelson Mandela de 2013 é "Agir, Inspirar a Mudança, Celebrar o Dia de Mandela" e destaca a segurança alimentar, o alojamento e a educação.

-0- PANA CU/SEG/NFB/JSG/MAR/IZ 15jul2013

15 Julho 2013 13:43:47




xhtml CSS