África do Sul justifica envio de navio de guerra à Côte d'Ivoire

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - Na sequência da crise diplomática causada pela presença de uma fragata sul-africana ao largo da costa da Côte d'Ivoire, o Governo da África do Sul justificou o envio do navio de guerra para "eventual assistência aos diplomatas, ao pessoal e a outros cidadãos sul-africanos" neste país da África Ocidental.

"O Governo sul-africano confirma que ordenou a Força Nacional de Defesa da África do Sul a preposicionar o navio de apoio da Marinha da África do Sul, o SAS  Drakensberg, no Golfo da Guiné para eventual assistência aos diplomatas, ao pessoal e aos cidadãos sul-africanos na Côte d'Ivoire", disse o porta-voz do Departamento das Relações Internacionais e Cooperação, Clayson Monyela, num comunicado a que a PANA teve acesso quarta-feira na Cidade do Cabo.

"Até agora, o SAS  Drakensberg não penetrou nas águas territoriais ivoirienses", precisa o comunicado.

O porta-voz do Departamento das Relações Internacionais e Cooperação afirmou que o SAS  Drakensberg estava nas águas internacionais desde que partiu da África do Sul "e apenas penetrou nas águas do Gana para reabastecimento com o conhecimento das autoridades ganenses".

O presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), James Victor Gbeho, acusou a África do Sul de enviar o navio de guerra à Côte d'Ivoire para apoiar o Presidente cessante, Laurent Gbagbo, que se recusa a deixar o poder depois de ser declarado vencido por Alassane Ouattara nas eleições presidenciais de novembro passado.

Na sequência da polémica causada pela acusação,  o embaixador Gbebo disse que a organização subregional composta por 15 membros não estava informada do envio do navio, por isso tinha o direito de tirar as suas próprias conclusões.

A África do Sul é vista como um dos países que apoia Gbagbo em desafio à comunidade internacional que reconheceu  Ouattara como o Presidente legítimo da Côte d'Ivoire.

-0- PANA CU/SEG/TON 17Fev2011

17 Fevereiro 2011 09:10:54




xhtml CSS