África do Sul envia polícias para Darfur

Cidade do Cabo- África do Sul (PANA) -- A África do Sul vai desdobrar 100 efectivos policiais na região oeste-sudanesa de Darfur, para integrar a operação de manutenção da paz da União Africana (UA), anunciaram fontes oficiais.
Os polícias sul-africanos que partem para Darfur estarão sob o comando de Anand Pillay, director da corporação no Cabo Ocidental, que vai assumir as funções de Comissário da Polícia Civil da Missão da UA no Sudão.
O papel de Pillay consistirá em monitorar o serviço policial prestado à população de Darfur, facilitar a edificação de boas relações entre a comunidade e a Polícia e promover a adopção e a implementação do policiamento comunitário naquela conturbada região.
Uma equipa avançada de cinco membros, incluindo Pillay, deve começar preparar o terreno em Darfur para o contingente sul- africano, na próxima semana.
"Além de partilhar o nosso conhecimento e a nossa experiência com a Polícia de outros países africanos, vamos também poder aprender dos outros homólogos e criar boas relações com os outros agentes da lei", disse o porta-voz da missão, Sally de Beer.
Por outro, acrescentou, "esta missão vai obviamente colocar-nos numa boa posição no quadro da luta contra o crime transnacional e internacional organisado".

25 Janeiro 2005 20:31:00




xhtml CSS