África do Sul desmente declínio turístico

Joanesburgo- África do Sul (PANA) -- As autoridades turísticas sul- africanas desmentiram alegações da imprensa sobre uma baixa no fluxo de turistas internacionais ao país no ano passado e pediram maior atenção na interpretação de dados estatísiticos.
"Refutamos inequivocamente as alegações relativas a uma diminuição de chegadas anuais de turistas internacionais à África do Sul, baseando- nos na nossa interpretação fiável dos dados", afirmou Moeketsi Mosola, director-geral do Turismo.
Mosola disse que "a nossa principal preocupação é a maneira como se chega a tais conclusões" e alertou para o perigo de anúncios negativos causarem um impacto directo e prejudicial sobre a indústria turística nacional.
"As alegações que apresentam uma redução de dois por cento no turismo internacional entre Janeiro e Novembro de 2004, em comparação a 2003, são simplesmente incorrectas", disse.
Segundo Moeketsi Mosola, tais conclusões derivam de uma incorrecta interpretação de dados incompletos publicados em formato bruto pelos serviços de Estatísticas da África do Sul.
"Os dados provisórios não divulgados indicam um aumento nos principais mercados", insistiu.
A Direcção Nacional do Turismo sul-africano prometeu distribuir a íntegra das estatísticas turísticas que deverão descrever com exactidão o que se prevê como um aumento positivo de todas as chegadas internacionais de 2004.

13 Abril 2005 22:42:00


xhtml CSS