África Ocidental e União Europeia encontram consenso sobre APE

Dakar, Senegal (PANA) – A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a União Europeia (UE) chegaram a um consenso favorável ao desenvolvimento e à integração desta sub-região africana, no quadro dos Acordos de Parceria Económica (APE), indica um comunicado transmitido à PANA.

Este acordo resulta das negociações levadas a cabo pelos presidentes da Comissão da União Económica e Monetária Oeste-Africana (UEMOA), Cheikh Hadjibou Soumaré, e da da CEDEAO, Kadré Désiré Ouédraogo, no quadro das discussões entre este bloco regional e a UE sobre os APE, lê-se no texto.

O mesmo permitiu progressos significativos, tendo nomeadamente em conta as prioridades da região oeste-africana nas áreas da agricultura, da energia e das infraestruturas, bem como a criação de um fundo de apoio.

O comunicado indica que, no termo das negociações, as delegações da CEDEAO e da UE foram a Bruxelas entregar o documento final de compromisso ao Presidente senegalês, Macky Sall.

O Presidente Sall foi designado para supervisionar as negociações de busca de ''compromisso mutuamente vantajoso para as duas partes'' durante a cimeira extraordinária da CEDEAO realizada em Dakar (Senegal), a 25 de outubro último.

Saudando o espírito de cooperação entre as duas partes, o comissário europeu para o Comércio, Karl de Gucht, explicou que a UE se comprometeu a parar de subvencionar a exportação para a África Ocidental.

As duas partes estão igualmente de acordo sobre o acompanhamento financeiro deste Acordo de Parceria Económica Regional (APER) a curto, médio e longo prazos que permitirá instaurar uma Zona de Livre Comércio entre a UE e os países da CEDEAO, mais a Mauritânia.

Os APE são acordos comerciais nascidos da Convenção de Lomé (Togo) de 1975 que, depois, foram substituídos pelo Acordo de Cotonou (Benin) em 2000 visando desenvolver o livre comércio entre a UE e os países de África, Caraíbas e Pacífico (ACP).

-0- PANA KAN/AAS/IBA/CJB/DD  11fev2014

11 Fevereiro 2014 08:44:08




xhtml CSS