$ 20 biliões da UE para reduzir emissões de gases nos países pobres

Bruxelas, Bélgica (PANA) - As contribuições da União Europeia e dos seus Estados-membros para apoiar os países em desenvolvimento na redução dos gases com efeito estufa e nos seus esforços de fazer face aos impactos da mudança climática, conheceram uma baixa considerável em 2016, segundo um comunicado oficial divulgado em Bruxelas.

De acordo com a nota, o montante da contribuição foi confirmado, a 16 de outubro de 2017, durante uma reunião do comité para a Política Económica da União Europeia, em prelúdio a uma conferência das Nações Unidas sobre a mudança climática prevista em Bona, na Alemanha.

"A contribuição da União Europeia e dos seus Estados-membros foi estimada em 20 biliões e 200 mil dólares americanos em 2016, uma subida considerável em relação ao ano 2015. Estas contribuições foram pagas em setores que trabalham para a redução dos efeitos da mudança climática e em iniciativas de adaptação a nível dos países em desenvolvimento", sublinha o comunicado.

O documento acrescenta que esta contribuição total da União Europeia para 2016 é percebida como um passo importante para a aplicação do acordo jurídico vinculativo sobre a mudança climática obtido em Paris, em dezembro de 2015.

Os últimos dados mostraram a determinação da União Europeia de aumentar a sua contribuição financeira internacional sobre a mudança climática para o alcance do objetivo de 100 biliões de dólares americanos anualmente fixado para os países desenvolvidos até 2020 e até 2025.

Antes de 2025, as partes na Convenção Quadro das Nações Unidas sobre a mudança climática vão fixar um novo objetivo coletivo. Os montantes concedidos pela União Europeia para a redução dos efeitos da mudança climática e as iniciativas de adaptação serão conjuntamente mobilizados a partir duma variedade de fontes; do setor público e privado a nível bilateral e multilateral, incluindo fontes de financiamentos alternativas com a transparência na aplicação.

-0- PANA AR/MA/BAD/IS/MAR/IZ 22out2017

22 Outubro 2017 07:41:29


xhtml CSS